Bahia

Hidroelétrica de Três Marias vai liberar mais água no rio São Francisco a partir de segunda

Publicado por
Compartilhado

Atualização desta notícia:

https://agenciasertao.com.br/2022/02/22/reservatorio-da-hidroeletrica-de-tres-marias-chega-a-quase-94-do-volume-util/

As chuvas dos últimos dias já começaram a refletir no volume de água armazenada pela Usina Hidroelétrica de Três Marias (UHE Três Marias), na Região Central de Minas Gerais. Por esta razão, a Companhia Energética de Minas Gerias (Cemig) anunciou que irá abrir novamente parte das comportas, liberando mais água no rio São Francisco.

De acordo com a estatal, a bacia hidrográfica passa novamente por um cenário de chuvas, que deve se estender ao longo do final de semana. Nessa situação, é esperado que as vazões afluentes ao reservatório da UHE Três Marias sigam aumentando ao longo do fim de semana.

Considerando esse aumento, a defluência da usina será ajustada, passando de 2.200 metros cúbicos por segundo (m³/s)  para o patamar de 2.480 m³/s na próxima segunda-feira (14).

Já a afluência terminou janeiro a pouco mais de 1.500 m³/s, depois de atingir a marca histórica de mais de 9.200 m³/s no dia 13, a maior em quase 60 anos de operação da UHE Três Marias. Na manhã deste sábado (12), a vazão de entrada de água no reservatório já era superior a 3.900 m³/s, o que está fazendo com que o volume de água aumente.

No momento das chuvas mais intensas do último mês, o volume último chegou a 94%. Enquanto as chuvas deram trégua e as comportas ficaram abertas com vazão de 3.000 m³/s, o volume recuou para 85,9% no último sábado (5). Desde então, o volume voltou a subir, superando 89%.

O início do controle de cheia em Três Marias começou no dia 7 de janeiro, quando a produção de energia começou a ser otimizada, aumentando a vazão turbinada de 150 m³/s para 800 m³/s. No dia 14, houve o início da abertura das comportas e no dia 21 a defluência chegou a 3.000 m³/s, permanecendo neste patamar até o dia 30, quando iniciou-se uma redução para 2.200 m³/s.

A Cemig chegou a anunciar que fecharia todas as comportas, entretanto, diante do cenário de novas chuvas, voltou atrás da decisão e manteve a liberação de volume maior de água.

Patrimônio ameaçado

A Cemig opera a UHE de Três Marias no sentido de tentar evitar uma cheia maior em Pirapora, onde o Vapor Benjamin Guimarães está atracado em um canteiro às margens do rio para ser restaurado. Em janeiro, antes mesmo da abertura das comportas, as cheias do rio Abaeté elevaram o nível da água, que chegou a atingir a base do casco da embarcação.

À época, houve uma grande preocupação da enchente atingir o vapor e até mesmo fazer com que ele tombasse. No entanto, a Cemig esperou o vazão do rio Abaeté baixar para abrir as comportas e a embarcação não sofreu danos.

Com a previsão da continuidade da chuva nos próximos dias, há preocupação por nova elevação do Velho Chico na área onde está o Benjamin. A restauração estava sendo realizada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico de Minas Gerais (Iphea-MG), em convênio com o Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan). Porém, os recursos não foram repassados e os trabalhos foram interrompidos.

Diante do impasse, o Governo de Minas Gerais anunciou no mês passado que irá assumir a integridade da restauração do último barco a lenha ainda em condições de navegabilidade no mundo.

Norte de Minas e Bahia

Na Região Norte do Estado, o nível do rio São Francisco voltou a subir depois de abaixar quase três metros após o pico da cheia, ocorrida entre 20 e 28 de janeiro no trecho que vai da foz do rio das Velhas até a divisa com a Bahia. Em Cachoeira da Manteiga, no município de Buritizeiro, primeiro ponto de monitoramento depois de Pirapora, o nível recuperou mais de 1,60 m durante esta semana.

Este cenário de alta se repete até a Bahia, onde o volume de água já voltou a aumentar em Carinhanha e Malhada, primeiras cidades do estado banhadas pelo Velho Chico. Em Bom Jesus da Lapa, onde o nível chegou a 9,20 m no último sábado (5), recuou apenas 40 centímetros ao longo da semana e já apresenta tendência de estabilidade, com possibilidade de voltar a subir nos próximos dois ou três dias.

Neste momento, o pico da cheia de janeiro ainda não chegou ao reservatório da Hidroelétrica de Sobradinho. O nível começa a se estabilizar em Ibotirama e Morpará, mas ainda deve ganhar mais alguns centímetros em Barra.

Sobradinho

O reservatório de Sobradinho atingiu 71,75% nesta sexta-feira (11) e segue ganhando volume, segundo dados da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). A hidroelétrica segue com defluência de 4.000 m³/s. A estatal informou que esta vazão será mantida pelo menos até o dia 28, podendo ser alterada de acordo com as condições das chuvas na bacia.

Veja o comunicado da Chesf:

Durante a reunião de acompanhamento da operação dos reservatórios do São Francisco, coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA, ocorrida no último dia 08, foi comunicada a programação que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) deverá manter, de defluências médias diárias de Sobradinho e Xingó no patamar de 4 mil m³/s até próximo dia 28 de fevereiro.

A programação para fevereiro, ora comunicada, confirma a manutenção do que havia sido informado no último dia 1º através da Carta Circular 011/2022 para os reservatórios de Sobradinho e Xingó.

A vazão de 4.000 m³/s, pelas regras estabelecidas, é a metade do valor da descarga de restrição máxima. “Até o momento, não há previsão de aumento de vazão do São Francisco: ao contrário, a expectativa é de gradativa redução”, afirmou o Diretor de Operação João Henrique Franklin.

A Companhia ressalta que, com o objetivo de mitigar possíveis impactos da elevação de vazões, é imprescindível que seja evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação.

A situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores, em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Velho Chico.

Previsão de chuvas

As previsões continuam apontando para a ocorrência de mais chuvas em toda a bacia do rio São Francisco, principalmente nas partes mais altas de Minas Gerais e da Bahia. Os volumes pode superar 200 mm em algumas localizadas à jusante da UHE de Três Marias.

Previsão de acumulado de chuvas de 12 a 21 de fevereiro

Veja também:

https://agenciasertao.com.br/2022/02/21/cheia-do-rio-sao-francisco-se-aproxima-dos-patamares-de-janeiro-no-norte-de-minas-e-bahia/

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 12 de fevereiro de 2022 12:02

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio